sábado, 26 de maio de 2012

Bolo recheado

Sempre quis fazer bolo recheado, mas nunca tive coragem. Achava que o bolo não ia ficar alto o suficiente para cortar ao meio, que ia quebrar todo, que eu não ia conseguir cortar direito. Enfim, eram mil problemas...

Aí, um belo dia, resolvi comprar mais um utensílio indispensável para a cozinha: uma espátula de confeiteiro. Foi a solução para tudo! Uma simples espátula, comprada na Penselar, por meros R$ 12! Quem diria... Com isso, mais uma vez, sustento e corroboro minha tese de que, na cozinha, nada é difícil.

Fiz um bolo padrão, com aroma de baunilha, receita básica que eu tinha em casa de anos e anos atrás, da época em que eu fazia bolo e vendia no prédio. Sim, eu vendia bolo no prédio (e muffin, e scones). Usei uma forma com fundo removível. Quando o bolo ficou pronto, abri a lateral da forma de deixei ele em cima da bancada um pouquinho. Fiquei meio na dúvida se podia cortar o bolo quente ou se era melhor esperar esfriar. Esperei um pouco, mas, quando abri, ainda estava quentinho. E isso não deu nenhum problema (exceto queimar os dedinhos...).

Olha minha espátula aí na foto. Usei ela mesma para cortar. Como é bem comprida, abri até mais ou menos o meio do círculo e fui girando o prato. Moleza. Dá um nervosinho, mas é fácil. A pior árte é tirar a parte de cima. Dá um medinho de que quebre, mas a minha escapou incólume.

O segundo passo foi rechear. Novamente, a espátula foi muito útil! Recheei com brigadeiro comum. O terceiro passo foi cobrir tudo, inclusive as laterais, com o mesmo brigadeiro. Podia até ter feito recheios diferentes, mas achei que seria mais prático fazer tudo de brigadeiro mesmo.


Já estava achando lindo, mas não parei por aí, embora acho que até poderia... Bati creme de leite fresco com duas colheres de sopa de glaçúcar e coloquei o merengue por cima. E ainda decorei com bolinhas crocantes de chocolate branco e preto. Muito sucesso!!!

*** Outra nova aquisição, que possibilitou a elaboração desse bolo, foi o prato de bolo. É simples, clean, todo branco, bem como eu gosto. Se eu não tivesse comprado o prato, acho que nem teria me arriscado a fazer o bolo e ter que ficar equilibrando recheio, cobertura e merengue em prato normal.

Agora é só torcer para o Mati realmente guardar um pedaço para mim, depois dos amigos dele atacarem na festinha!

Nenhum comentário:

Postar um comentário