sexta-feira, 9 de março de 2012

Dia de feira

Adoro fazer feira! Aqui do lado de casa, a feira é aos sábados, o que é ótimo, porque não vira correria e obrigação, e sim passeio e diversão.
Tudo começa com uma deliciosa tapioca de café da manhã. Depois, às compras! Tento dar uma planejada de antemão, para saber quais serão os cardápios da semana. Assim, já vou direto nas verduras que eu quero. Quanto às frutas, costumo comprar três variedades, sempre avaliando as mais docinhas e baratinhas. O bom é que, depois da tapioca, as amostras de fruta são a sobremesa do café da manhã. Saio cheia!
Só que o dia de feira não termina por aí. Depois de comprar, tem toda a arrumação quando chego em casa.

Costumo usar clor-in 10. Sempre comprei as pastilhas, mas quero experimentar um que é em gotas agora. Para higienizar folhas, uso duas pastilhas. Para higienizar demais alimentos, que serão consumidos com casca ou que não tem casca (como tomate, maçã e cogumelo), uso uma pastilha só.
Só é realmente importante lavar alimentos que serão consumidos com casca antes de guardá-los na geladeira. Afinal, depois de guardados,  a gente acaba não lavando antes de comer.




Então, primeiro passo: folhas. Depois de limpar folha por folha, coloco todas em um bowl cheio de água, com 02 pastilhas de Clor-in. E deixo por um tempo. Normalmente, deixo pelo tempo que leva até terminar de fazer tudo. Aí, quando termino de limpar tudo, passo para a secagem, começando pelo que estava lá a mais tempo.
O processo mais chato é o de secar as folhas. Além de girá-las na centrífuga para tirar o excesso de água, ainda passo um papel toalha para secar de verdade antes de guardar. Afinal, se ficar molhado, já era, não dura nem dois dias.
O resto é mais tranquilo, só passar um paninho de prato e pronto.


Para terminar, também tem o corte de algumas frutas e o preparo de  alguns alimentos. Quando compro uma fruta maior (manga, melão ou melancia, por exemplo), costumo deixar um pouco já cortado em cubinhos. Nada melhor e mais prático para um lanchinho mega saudável do que uma frutinha já cortada na geladeira.
Os tomatinhos, por exemplo, já deixo eles prontos e guardo tudo ressecado, em vez de deixar ao natural. A receita é simples, mais uma vez copiada da Rapha! O que seria de mim na cozinha sem ela?
É só cortar os tomatinhos ao meio e dispô-los numa assadeira. Por cima, salpicar um pouco de sal, um pouco de açúcar, um azeitinho e tomilho fresco (pode caprichar). Quando for começar esse preparo, ligue o forno bem alto. Quando terminar, leve a assadeira ao forno, mas desligue-o antes de colocá-la lá dentro. Aí pode deixar e esquecer. Dessa vez, por exemplo, terminar de lavar tudo umas 13h, quando coloquei os tomates no forno. Deixei lá o dia e a noite inteiros. Só tirei na manhã seguinte. Fica uma delícia e dá uma graça toda especial àquela saladinha basicona.

Resultado final: geladeira cheia e linda!




Nenhum comentário:

Postar um comentário