domingo, 1 de abril de 2012

Niver da mamãe

Ainda estou totalmente em choque comigo mesma! Não consegui me recuperar da aventura em que me meti e da ousadia que cometi ao cozinhar para 24 pessoas!
Minha mãe ia contratar a Ju (http://www.passandoaviagem.blogspot.com.br/2012/03/aulas-de-culinaria-no-rio-de-janeiro.html), mas acabou desistindo, ficando com preguiça, se envolvendo com novas e eternas preocupações com a obra.
Eu, como a boa filha que sou, resolvi dizer que, então, eu faria o jantar. Primeiro, combinamos que reduziríamos a lista para 12 pessoas (com a Ju seriam 30). Corta daqui, corta dali. Ok, fazemos para 18. Mais algumas negociações e chegamos à lista final, com 24 convidados. Liguei para convidar todos eles, e só um não foi.
Então, ficou assim:
1) Entrada: mini pizzas de berinjela, abobrinha e shitake
Fiz em mini pão árabe, comprados no Talho Capixaba, a um ótimo custo benefício.
A de shitake também levou um pouco de shoyo. Para os outras, molho de tomate, queijo mussarela, um pouco de orégano e parmesão por cima.

2) Prato principal: Camarão ao curry com arroz de coco
Como fiz quatro receitas, e tive que fazê-las todas em separado, porque não tinha uma wok ou panela onde coubesse tudo junto, foi bem intenso e um pouco estressante. Nem consegui pensar em tirar fotos... :-(
Uma pena realmente, porque o preparo é realmente simples, muito fácil.
3) Sobremesas
a. Fudge de chocolate com pistache da Nigella
A receita mais fácil de todas. É basicamente derreter leite condensado com chocolate 70% cacau, um pouco de manteiga e uma pitada de sal. No final de tudo, colocar os pistaches quebrados e levar à geladeira numa forma. Acabou, dá para acreditar? Grande Nigella e grande Raphita que me introduziu e incentivou nesse mundo, mesmo sem saber.
b. Lemon Pie
Receita da Doña Petrona, de uma das maiores cozinheiras argentinas. A massa era super interessante, com biscoito de coco triturado e manteiga. Achei muito legal a ideia de substituir o tradicional biscoito Maria pelo de coco. Recheio com ovo, gema, açúcar, manteiga e limão. Como diria Nigella, o que pode ser melhor do isso? Por cima, fiz um suspiro de creme de leite com glaçúcar, que, como diria a Paula, parece areia de praia paradisíaca.

c. Pavlova de chocolate branco com maracujá
Termino com o desafio maior, a pavlova, também receita da Ju! Coloquei um pouco menos de gengibre, por gosto pessoal. Ficou uma delícia, e não sobrou nada para contar história ou para degustar no dia seguinte...
No dia seguinte, estava morta. Parecia dia de pós evento. E era mesmo... Mas, sinceramente, a sensação de superação é incrível! Nem acredito que eu consegui! E principalmente sem nunca ter feito nenhuma das cinco receitas antes. É muita ousadia!

Mas, devo fazer alguns agradecimentos. O que seria de mim sem as minhas ajudantes. A Nez, que é pau para toda obra. Fez a montagem das pizzas, a massa da torta de limão, cortou e picou várias coisas e fica sempre do meu lado!
E a Renata, minha preciosa secretaria, incansável sempre! Segundo ela, antes de começar a cozinhar, tem que preparar toda a mise en place. É muita mão na massa!

Agora só preciso melhorar o meu cálculo de quantidade. Sempre sobra muita comida... Pode até sobrar um pouco, para o dia seguinte, mas não precisa sobrar quase metade, né?!

Bem, essas receitas estão disponíveis para quem quiser. É só pedir que eu mando ou passo o contato da Ju para pedir direto para ela e, quem sabe, agendar uma aulinha!

Nenhum comentário:

Postar um comentário