terça-feira, 3 de julho de 2012

Couscous de cordeiro

Continuo preparando várias receitinhas deliciosas, só não tenho lembrado de tirar fotos e nem tem achado muita paciência para contar tudo aqui (shame on me...). Não é uma questão de tempo, mas sim de prioridades!
Agora, aproveitando que passei por aqui, vi que tinha deixado esse post do couscous de cordeiro salvo como rascunho. Então, vamos pelo menos liquidar o que já está meio caminho andado.

Bem, trata-se de uma receita que aprendemos na aula da Juliana Moura Guinle. Para saber um pouco mais sobre as aulas, veja aqui (http://passandoaviagem.blogspot.com.br/2012/03/aulas-de-culinaria-no-rio-de-janeiro.html).

Vou começar com o prato que ainda não reproduzi em casa, a sopa-creme de abóbora com gengibre. Confesso que meu paladar está se adaptando bem mais ao sabor do gengibre e quase começando a gostar... (Estou até com vontade de fazer aqueles biscoitinhos de gengibre!)
A sopa era deliciosa, bem cremosa, com um toque de creme de leite fresco por cima. Luxo puro!

Depois, vamos dar um pulo ali na sobremesa, a melhor parte, sempre! Essa eu já refiz em casa, com uma pequena adaptação. A receita original dá para fazer umas 08 porções, as 06 da foto e mais 02, que a Ju colocou num pote maior e não no ramequim. Como a receita leva 05 ovos, fiz uma regra de três básica, que eu amo, e readaptei todas as quantidades para dois ovos (afinal, o ovo é o único ingrediente que não dá para subdividir mais do que o unitário, né?! Eu, pelo menos, não ia me arriscar a colocar 1 ovo e meio na receita...). Usei o super chocolate belga, trazido diretamente da Bélgica. Ficou delícia, porém sem foto... Eu comi o meu quentinho, melhor ainda, mas o Dani chegou tarde esse dia e o dele já estava bem murchinho, mas não menos gostoso!

Por fim, chegamos ao prato principal: couscous marroquino de cordeiro com amêndoas e hortelã.
A receita é bem simples, porém demorada. É só colocar a paleta numa travessa, sobre e sob um leito de alho e alecrim, com um pouquinho de água no fundo para manter a umidade durante o cozimento. Em seguida, é só fechar bem a travessa, com duas camadas de papel alumínio e levar para o forno por 04 horas! (Acho que meu fogão nunca tinha ficado tanto tempo ligado seguido...) Depois de pronto, é só desfiar tudo.
O caldo que ficou na travessa vai ser usado para o couscous, outra moleza. Já tinha feito couscous umas duas vezes antes e confesso que sempre ficava horrível. Na verdade, é tão simples que dá até vergonha... É só colocar a mesma de medida de couscous e caldo numa tigela, tampar e deixar hidratar por 5 a 10 minutos. Depois, é só soltar com um garfo. Só! Dá para acreditar? E eu que colocava o couscous numa panela no fogo... Achava que estava fazendo arroz... Ah, como o caldo é escuro, o couscous também fica mais escuro que o normal, no problem!
Para terminar, só dar uma refogadinha numa cebola e misturar tudo numa panela, no fogo, agora sim, mas rapidinho, afinal não precisa cozinhar nada, só esquentar o couscous e o cordeiro.




Pode ser um prato demorado, mas é fácil e simples, de verdade!

* Quando fiz as compras, não tinha amêndoas, então usei castanha de caju e ficou ótimo também.
* A paleta é vendida no Talho Capixaba. Sempre tive um pouco de medo de comprar esses cortes diferentes, já que não entendo nada. Mas é só perguntar, perder o medo e meter as caras. Afinal, a gente só aprende fazendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário