quinta-feira, 19 de julho de 2012

Bolo de laranja em 30 minutos

Não sou nenhum Jamie Oliver e levo horas na cozinha para preparar até os pratos mais simples.

Tinha duas laranjas sobrando na geladeira e resolvi fazer um bolinho de laranja! Hmmm! E consegui realizar a tarefa em apenas 30 minutos, hmmm duplo! Era exatamente o tempo que eu tinha antes da mamada da pequena e resolvi me arriscar, afinal quem não arrisca não petisca!

Com isso, cai por terra outra desculpa comum de quem não cozinha: "não tenho tempo". Não tem meia hora? Não acredito! Se realmente não tem, talvez você esteja precisando organizar melhor seu dia e suas tarefas. Arranje meia horinha e vá fazer um bolinho de laranja. Você não vai se arrepender!

Aí vai a receita, simplinha que só!

Ingredientes (para uma forma de bolo inglês pequena, conforme a foto)
- 50 gramas de manteiga em temperatura ambiente
- 1 xícara de açúcar
- 2 ovos
- 1 1/2 xícaras de farinha de trigo (usei 1 de farinha branca e 1/2 de farinha integral)
- 1/2 xícara de suco de laranja
- 1 1/2 colheres de chá de fermento

Para a calda (que eu não fiz!)
- 1/3 de xícara de suco de laranja
- 1 colher de sopa de açúcar refinado

Como fazer?

Antes de começar, pode ligar o forno a 180°C para preaquecer e untar a forma com manteiga e farinha de trigo. Odeio aqueles pincéis de cozinha, acho que fica super engordurado. Então, sempre uso uma folha de papel toalha passada na manteiga para untar as formas.
Separar claras e gemas e bater as claras em neve. Reservar.
Peneirar o açúcar numa tigela e juntar a mateiga. Bater até estar bem integrado. Acrescentar as gemas e bater até obter um creme fofo.
Aos poucos, juntar a farinha, também peneirada. Sugiro que, antes de ligar a batedeira, você dê uma misturada com uma colher de pau, para evitar que a farinha voe pelos ares. Acrescentar o suco de laranja, as claras em neve, delicadamente, e, por último, o fermento.
No meu forno, levou 40 minutos.
Para a calda, é só misturar o suco de laranja e o açúcar, fazer furinhos no bolo e jogar por cima ainda quente, para absorver bem.
Fica uma fofura só! E ainda é tão fácil e tão bobo que quase perde a graça. Por pouco achei que nem merecia vir pro blog... Mas ficou tão gostoso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário