sábado, 14 de janeiro de 2012

Barrinha de cereal

Vitamina de banana de manhã e barrinha de cereal ao meio! Hoje o dia está muito produtivo, melhor aproveitar e ir trabalhar! Não aguentei de ansiedade e resolvi fazer a barrinha de uma vez também, duas receitas na mesma semana.
Bem, a primeira vez em que provei a barrinha foi quando o quarteto se encontrou para ir na ultra da Rita. Era cedinho e a Rapha levou pra gente comer enquanto esperava. Sucesso absoluto! Nunca mais esqueci. Então, aproveitei a primeira oportunidade do projeto para colocar e receita em prática.

Ingredientes
250g de aveia em flocos (fiquei na dúvida se comprava a grande ou pequena. Comprei a grande.)
125g de amendoim sem sal (comprei um picadinho)
100g de uva-passa (usei metade preta e metade branca, mas acho que também dá para trocar por cranberry ou damasco)
125g de sementes variadas (usei de girassol, de gergelim e linhaça. Comprei uma semente de abóbora que a receita mandava, mas achei muito grande.)
75g de coco ralado
1 lata de leite condensado
É bem fácil, mas, na cozinha, nunca podemos nos distrair...
Primeiro, tem que esquentar o leite condensado numa panela. Enquanto eu esquentava o leite condensado, fui abrindo os saquinhos e misturando os outros ingredientes. Resultado: esqueci a panela no fogo. Não aconteceu nada, mas... One thing at a time!
Depois, é só derramar o leite condensado aquecido em cima de todos os ingredientes e misturar. Dá a impressão que não deu liga direito, que falta mais uma lata. Mas depois você vai descobrir que é isso mesmo.
Aí, é só espalhar tudo numa travessa retangular (25 x 35cm), previamente untada com óleo, e levar ao fogo baixo (o mais baixo que tiver) por uma hora.
* Se for untar com óleo e não tiver aquele pincelzinho, que eu não tenho (acho que deve ser um inferno para lavar), é só pegar uma folha de papel-toalha e dobrar várias vezes, sempre na vertical. Aí você espalha o óleo usando só a pontinha do papel.
Só que o meu fogo baixo é bem mais alto do que a Nigella manda (ah, sim, ia me esquecendo, essa receita também é da Nigella). Ela diz que o fogo deve estar a 130o, mas o deve só desce até 180o. Resultado: queimou um pouquinho embaixo, mas nada que prejudique.
Quando você tira do fogo, ainda não está duro, mas é só esperar uns 15 minutinhos e cortar tudo em cubinhos. Rende dois potes de vidro cheinhos, um grande e um médio (o da foto é o médio). E tudo isso por meros R$ 10,00!

Nenhum comentário:

Postar um comentário