domingo, 8 de janeiro de 2012

O projeto Julie + Julia (e Hummus)

Decidi! Mesmo com todas as mudanças a curto e médio prazo que vou enfrentar, resolvi começar um novo projeto, inspirado na Julie da Julia Child. Mas fiz algumas adaptações. Em vez de usar um único livro de receitas, vou me valer de tudo e de todos, dos livros que tenho aqui em casa, dos novos que ganhei de natal, das receitas de internet, de receitas antigas, tudo que aparecer e parecer bom. Além disso, não me atrevo a fazer um novo experimento por dia, não mesmo. Por isso, meu projeto, bem mais simples e menos sacrificante, requer uma nova receita por semana. E pode ser qualquer coisa, desde o hummus tahine que eu fiz ontem (check para essa semana) até um peixe ou uma sobremesa super complexos. O importante é fazer alguma coisa toda a semana.

Bem, então, como essa semana fiz o hummus, eis algumas impressões.
A primeira é que não sei entrar na cozinha sem receita. Já fiz hummus milhares de vezes, mas não decoro, não adianta. Ou tenho medo de errar nas quantidades, sei lá. Normalmente, tenho uma ótima memória para quase tudo, menos quando se trata de cozinha.
Usei uma lata pequena de tahine e uma lata e meia de grão de bico Bonduelle. (Para diminuir o custo, também pode comprar o grão de bico e cozinhá-lo).
Mais ou menos meia xícara de azeite, suco de quatro limões, um pouco de sal, de pimenta e de cominho. Aí, é provar e ajustar.

Deixei um pouco na geladeira e congelei o resto. Aqui em casa as coisas duram bastante!
O detalhe é que, para isso, sujei metade da cozinha, incluindo colheres medidoras, espremedor de limão (que não é muito bom) e o liquidificador.
Só não sujei os copos medidores porque ainda não tenho. Continua na lista dos itens mais procurados!
Depois da próxima experiência, volto para contar.

Um comentário: